Hora da soneca

Preocupar-se com o desenvolvimento global e integral das crianças é dar atenção a todos os detalhes de sua rotina e o sono é um destes “detalhes” que fazem toda a diferença no aprendizado dos pequenos.

Consideramos a soneca um período importante da rotina das crianças, mas esta rotina tem suas variáveis. O período de sono das crianças varia conforme a idade, conforme a rotina de cada família e o tempo que a criança permanece na escola.

Uma soneca durante o dia revigora, relaxa e aumenta a disposição para as novas descobertas e novos aprendizados. Esta pausa ajuda a regular as emoções, acomoda os aprendizados e durante o sono corpo libera maior quantidade do hormônio do crescimento.

As crianças do berçário costumam dormir mais de uma vez durante o dia, para este momento de descanso elas são acomodadas em colchonetes, uma música calma e as vezes uma massagem auxiliam o sono. Muito comum, nesta faixa etária, uma certa resistência para dormir, mas criando uma rotina o momento torna-se mais tranquilo.

Próximo dos 2 anos este período de descanso acontece após o almoço, quando as crianças retornam do refeitório os colchões estão dispostos convidando-as ao descanso. Em outra sala realizamos atividade mais calmas para os que tem não tem sono neste horário. Nas salas destas turmas sempre tem um colchãozinho disponível para aquele cansaço que pode ocorrer no decorrer do dia.

Este sono durante o dia não é como o sono noturno feito em casa, pois o ambiente escolar tem seus ruídos e o ambiente não fica totalmente escurecido, desta maneira a criança é capaz de notar esta diferenciação.

O período de sono das crianças é informado ás famílias, assim como esperamos que as famílias também nos comuniquem alterações na rotina como noites mal dormidas ou agitadas.

O sono é um mecanismo que pode ser ensinado e a rotina é uma grande parceira. Há crianças que precisam de ajuda para dormir por isso contamos com atenção e amparo das educadoras para este momento, oferecemos os paninhos, chupetas, segurança física e afetiva.

Posts Em Destaque