Educação infantil e Alfabetização
- Janaina Leal
- 14 de out. de 2019
- 1 min de leitura
A primeira infância da criança é o início de sua vida, um período importante para conhecer as relações, o mundo e maravilhar-se com ele.
As relações são permeadas de diálogos, conversas, interações e laços afetivos. Que carregam nossa cultura, nossa linguagem, vocabulários e comunicação.
Conhecendo o mundo observamos, pensamos, levantamos hipóteses, fazemos comparações, buscamos resposta e informações.
O encantamento com o mundo vem do respeito pelas relações e da grandeza das palavras que acolhem e informam.
E é desta maneira sutil e simples que as crianças iniciam suas aventuras pelo mundo da leitura e da escrita.
Paulo Freire, grande educador brasileiro, já dizia “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Desta leitura de mundo nos ocupamos no espaço de educação infantil.
As letras e palavras permeiam nosso espaço de maneira significativa, dentro de contextos reais de uso, está na lista de nome da turma, na leitura diária, nos contos de fadas, nas parlendas e músicas preferidas da turma, estes são alguns dos referenciais de uso da escrita.
Sem antes se encantar com os contos, ter o prazer de narrar fatos e histórias, argumentar e realizar perguntas de nada vai adiantar exercícios de juntar ou contornar letras (letrinhas).
Preparar as crianças para as etapas posteriores tira delas o prazer do agora e o respeito por seu desenvolvimento.
A Educação Infantil não é uma preparação para o Ensino Fundamental! É uma etapa da educação que tem suas características próprias.

Comments