top of page

Educação infantil e Alfabetização

A primeira infância da criança é o início de sua vida, um período importante para conhecer as relações, o mundo e maravilhar-se com ele.

As relações são permeadas de diálogos, conversas, interações e laços afetivos. Que carregam nossa cultura, nossa linguagem, vocabulários e comunicação.

Conhecendo o mundo observamos, pensamos, levantamos hipóteses, fazemos comparações, buscamos resposta e informações.

O encantamento com o mundo vem do respeito pelas relações e da grandeza das palavras que acolhem e informam.

E é desta maneira sutil e simples que as crianças iniciam suas aventuras pelo mundo da leitura e da escrita.

Paulo Freire, grande educador brasileiro, já dizia “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Desta leitura de mundo nos ocupamos no espaço de educação infantil.

As letras e palavras permeiam nosso espaço de maneira significativa, dentro de contextos reais de uso, está na lista de nome da turma, na leitura diária, nos contos de fadas, nas parlendas e músicas preferidas da turma, estes são alguns dos referenciais de uso da escrita.

Sem antes se encantar com os contos, ter o prazer de narrar fatos e histórias, argumentar e realizar perguntas de nada vai adiantar exercícios de juntar ou contornar letras (letrinhas).

Preparar as crianças para as etapas posteriores tira delas o prazer do agora e o respeito por seu desenvolvimento.

A Educação Infantil não é uma preparação para o Ensino Fundamental! É uma etapa da educação que tem suas características próprias.


Posts Relacionados
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Nos siga nas redes sociais!
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page