Alimentação e aprendizagem

Vamos conversar sobre alimentação? Mas de um ponto de vista pouco comum, não vamos falar de nutrientes, vitaminas e cardápio balanceados, precisamos falar dos utensílios na alimentação.

Isso mesmo! Vamos falar de pratos, copos e talheres, os utensílios que utilizamos para nos alimentar são de grande contribuição na aprendizagem e desenvolvimentos das crianças e nos diz muito sobre com lidamos com a infância.

Aqui na Cirandarte todas as crianças de 0 a 5 anos utilizam copos de vidro, pratos de porcelana e talheres de metal nas refeições, e muitos são os motivos pelo qual fizemos esta escolha.

Vidros, porcelanas e inox (talheres) são materiais de fácil higienização, são esterilizáveis e não ficam com odores de alimentos.

A apresentação dos alimentos é mais autêntica. O contraste da porcelana branca dos pratos com o colorido dos alimentos enche os olhos e valoriza a comida. Um suco de laranja no copo de vidro é amarelinho, é possível observar sua cor e seu aroma, em sua apresentação outros sentidos são aguçados antes da degustação.

Quando oferecemos estes utensílios a uma criança, estamos lhe proporcionando um sentimento de competência e confiança, estamos sempre ao lado dando segurança, proporcionamos momentos de atenção e concentração no ato de alimentar-se.

Obviamente temos um cuidado especial na aquisição destes utensílios, os vidros possuem boa espessura e um tamanho adequado para que as crianças possam segurá-lo. Usamos estes utensílios apenas no refeitório, no momento em que as crianças estão sentadas para as refeições e atentas à alimentação.

Apostamos no desenvolvimento integral, integral no âmbito significado da palavra, realmente por inteiro, em todos os aspectos e em todos os momentos!

Até a próxima,

Janaina Leal

Posts Relacionados
Posts Em Destaque
Posts Recentes