AMAMENTAÇÃO – NÓS APOIAMOS

Há vinte anos, entre os dias 1 e 7 de agosto, são realizadas ações em todo o mundo, voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno(SMAM). Diversas organizações governamentais e não governamentais, comunidades científicas e populares e tantos outros se mobilizam e são mobilizados para promover, proteger e apoiar a amamentação.

Hoje, a amamentação é considerada como a estratégia de maior impacto na saúde humana e de menor custo para a sociedade e para o planeta. E o seu produto, o leite humano, é considerado como padrão ouro de qualidade, por isso o nome "Agosto Dourado". (fonte: Blog Tetê nosso de cada dia).

Aqui na escola Cirandarte nós recebemos as mães que desejam prolongar o aleitamento materno de braços abertos. Disponibilizamos um local para a amamentação no decorrer do dia ou ofertamos o leite ordenhado em casa, conforme a rotina do bebe.

Para as mães que estão no período de retorno ao trabalho deixamos algumas dicas para auxiliar nesse processo:

- Quando você fica um período longo sem amamentar a produção de leite tende a diminuir devido a falta de estímulo, por isso é muito importante que a mãe mantenha o aleitamento em casa, geralmente antes de ir para escola e no retorno, e, quando o local de trabalho possuir geladeira com freezer, ordenhar em algum intervalo do expediente!!

- O leite pode ser ordenhado de forma manual ou com bombas elétricas, que hoje podem ser compradas ou alugadas por um período determinado em lojas especializadas.

- O recipiente ideal para armazenamento do leite deve ser de vidro, com tampa de plástico que suporte a esterilização em água fervente por 15 min.

- Todas as peças que entrem em contato com o leite devem ser lavadas com material de uso exclusivo e esterilizadas diariamente.

- O leite ordenhado tem 12 horas de validade na geladeira (área mais fria, geralmente onde é recomendado guardar queijos e iogurtes) ou por 15 dias no freezer, sempre identificado com a data da ordenha.

- Quando transportar do trabalho para casa ou de casa para a escola, levar com cubos de gelo ou gelox na bolsa térmica para garantir a qualidade do leite.

- Na escola o processo é o mesmo do descongelamento em casa, em banho maria, com o fogo desligado, até que o leite fique em temperatura ambiente.

- Manter a ingestão de água aumentada durante esse processo ajuda na produção de leite.

A Organização Mundial da Saúde recomenda amamentar exclusivamente por 6 meses e, depois da introdução de outros alimentos, até 2 anos ou mais, sem especificar limite exclusivo para amamentação.

Contudo, grandes são os desafios da amamentação. Seja pela falta de apoio, insegurança, prematuridade da criança ou por tantos impostos ao longo dos anos como “leite fraco”, “chora de fome”, etc.

Muitas mães vão além dos seus limites para oferecer seu próprio leite, enfrentando muitas vezes pediatras e familiares para não deixar de amamentar. Muitas carregam a culpa por não terem amamentado como gostariam, mas o amor, o toque, o carinho e o olhar podem ser oferecidos sem medidas em ml.

O importante nessa fase de retorno ao trabalho é a tranquilidade da dupla, mãe e bebe... não deixar de ter ou sentir o vínculo afetivo firmado nos primeiros meses de vida!

É uma poupança de amor que terá o seu rendimento ao longo da vida!!!

Andressa Peres (Nutricionista) e Janaina Leal (Pedagoga)

Samara e Lucca

Priscila e Sophia